quarta-feira, 15 de maio de 2013

Jogos Vorazes

           Desta trilogia, eu li o segundo e terceiro volumes. O primeiro não li porque vi o filme, daí que me interessei pela história e li a continuação. O que posso dizer sobre eles é que são muito bons, excelentes. Bem escritos, com um enredo diferente, futurista, um drama social e político, fala sobre opressão social, medo, sobre valores, tem romance, muita ação, fortes surpresas, tensão, enfim, está nas prateleiras das livrarias como livro juvenil, embora eu o considere muito adulto por ter cenas fortes e falar muito sobre jogo político. Conta a estória de Katniss, uma adolescente que mora num distrito de um país chamado Panem (representa os EUA do futuro). Ela decide participar dos Jogos Vorazes no lugar de sua irmã que havia sido sorteada. Os jogos vorazes é um reality show onde um casal de jovens de até 18 anos de cada distrito entram numa arena onde o vencedor é a aquele que sobreviver e para isso os outros tem que morrer, seja assassinado ou por acidentes ou de causas naturais. Por isso o achei muito pesado para ser um livro juvenil. No primeiro livro, Katniss e Peta, seu parceiro de distrito tem que sobreviver frente as ameaças dos outros participantes e também as ameaças da arena que são materializadas com uma tecnologia avançada do virtual para o real. A capital, o único lugar onde não há fome nem dificuldades em Panem, é a opressora do resto do païs, onde as pessoas assistem o programa como uma diversão.
         No segundo livro, Em Chamas, Katniss tem que retornar aos Jogos Vorazes devido a uma ordem do presidente da Capital utilizando o artifício do Massacre Quaternário. Nessa edição dos Jogos Vorazes, participantes vencedores de outras edições entram na arena, então tem gente de todas as idades. Mas o que Katniss não sabe é que todos estão planejando derrubar a Capital naquela edição, pois Katniss já tinha dado a fagulha para isso na edição dos Jogos anterior. Nesse livro acontecem muitas surpresas para Katniss... E ela fica conhecendo mais a história de cada distrito e de cada vencedor antigo dos jogos. O final é surpreendente.
          No terceiro volume Katniss conhece o lendário 13 distrito, que ficou fora do controle da capital por ter armas nucleares e por isso ter autonomia, acontece que ele existe no subterrâneo. Lá Katniss se prepara para a guerra de reconquistar a independência dos doze distritos e invadir a capital. Vários conflitos acontecem ao redor de Panem, ela faz novas alianças, surpresas acontecem e no fim fica de frente a frente com o presidente da Capital, decidindo se tiraria a vida dele ou não. Nesse volume centrado na guerra contra a Capital, há muito jogo político e todas as suas artimanhas, um enredo fantástico que não deixa escapar o psicológico dos personagens, dilemas tanto no sentido amoroso e político e Katniss, além de descobrir que aliados podem ser também vilões para ter poder, terá que decidir entre Peta e Gale, com qual dos dois irá ficar. É uma história mesmo de Esperança. Espero não ter contado muitas revelações da saga. Minha nota para ela é 10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário